domingo, 23 de agosto de 2009

Primeiro dia em Paris! Parte 1 – Ile de La Cité


Acordar no dia seguinte à chegada e ver que o céu estava azul foi demais, considerando toda a chuva da véspera. Então começamos a perceber o quanto essa cidade é linda.


Nossa primeira parada foi na catedral de Notre Dame, que fica na Ile de La Cité, o coração geográfico e histórico da cidade. É uma ótima maneira de começar a explorar Paris, pois além da catedral encontram-se lá a Sainte-Chapelle, que fica dentro do Palácio da Justiça, e a Conciergerie. Para atravessar o Sena e chegar à ilha, você pode atravessar a Pont Neuf, a mais velha ponte de Paris, inaugurada em 1607. A fachada principal da Catedral de Notre Dame é uma visão que ficará estampada como um eterno cartão postal na sua memória.


A construção iniciou-se em 1163 e prolongou-se até cerca de 1350. A maior parte da construção foi feita até 1240, o que contribuiu para a unidade de estilo arquitetônico, sendo este um dos melhores exemplos do gótico francês. Não deixe de admirar as dimensões impressionantes da fachada oeste (a principal) e andar em volta da catedral para ver os arcos botantes, característicos desse tipo de construção. Pode-se visitar as torres de 63 metros de altura, embora eu tenha ignorado esse fato enquanto estava lá. Arrependo-me até hoje porque a vista da cidade deve ser deslumbrante e você pode ficar bem perto das grotescas gárgulas. Hoje em dia, em qualquer catedral ou igreja que visito não hesito em me aventurar pelas estreitas e claustrofóbicas escadarias de campanários e domos, pois invariavelmente as vistas são espetaculares. Lembro-me pouco do interior da catedral, mas me chamou a atenção as espessas colunas, os vitrais das rosáceas e as dimensões massacrantes da nave. Desde a época da faculdade de arquitetura sonhava em entrar numa catedral gótica, e a aquela foi a primeira vez. Um belo começo.
Nosso próximo destino foi a Sainte-Chapelle, e tivemos que enfrentar uma razoável fila para ingressar no Palácio da Justiça, onde fica a capela. Na verdade são duas capelas, construídas uma sobre a outra. A capela superior foi construída para abrigar importantes relíquias e foi consagrada em 1248. O pequeno, porém alto recinto é ‘encharcado’ pela luz dos vitrais que ocupam todas as paredes, em mais de 1.000 cenas bíblicas. Vale a pena conhecer. Na verdade é imprescindível.



A foto acima mostra a Sainte-Chapelle à esquerda e o Palácio da Justiça à direita.


O interior da Sainte-Chapelle
Faz parte do complexo do Palácio da Justiça a Conciergerie, um edifício com uma longa história, que foi usado como palácio real e como prisão. É também um ótimo exemplo da arquitetura gótica de Paris. Nós não entramos, mas a visão de seus altos muros e torreões foi suficiente para dar uma boa idéia de como podia ser Paris na Idade Média.
Próxima parada: Jardins de Luxemburgo.

2 comentários:

  1. Oi, vejo que esteve este ano, há 2 meses em Paris; preciso que me dê umas dicas, pois vou a Paris no próximo mês.
    Pode ajudar-me?
    Pode visitar meu blog e deixar lá uma resposta.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Tulipa.
    Se você quiser pode me perguntar suas dúvidas aqui mesmo. Assim, quem tiver interesse no assunto fica sabendo tb.
    Obrigado e Abraço
    eduardo

    ResponderExcluir