quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

8º Dia – A caminho de Sarlat - Parada em Uzerche

Saímos de Poitiers com tempo feio, e logo começamos a pegar chuva na estrada. Eu acordei com dor de cabeça e então minha mulher teve que dirigir bastante aquele dia. Após rodarmos cerca de 120km, passamos por Limoges, mas não paramos. Muitos quilômetros depois, vimos ao longe os telhados cinzentos de uma cidadezinha medieval espalhados sobre uma colina, do lado esquerdo da estrada. Resolvemos dar uma pausa na viagem de carro e seguir em direção àquele vilarejo.
Uzerche é uma cidade minúscula com apenas 3.200 habitantes, e fica implantada em uma curva do rio Vézere. Suas construções antigas se empoleiram em uma colina, por onde ruas cada vez mais estreitas o levam ao topo, onde está erguida à milenar abadia românica de St-Pierre. Lá do alto, há um mirante de onde se vê todos aqueles telhadinhos de ardósia, acompanhando a curva do rio e a encosta da colina. E pensar que há milhares de cidadezinhas como essas espalhadas na França! É impressionante ver como são bem preservadas...Há inclusive um site que lista dezenas delas, com um nome bem sugestivo: Le Plus Beaux Villages de France. Vale a pena dar uma olhada.

Este é um postal que compramos lá...a foto dá uma boa idéia de como é o conjunto urbano da cidade. Pena que o tempo não estava assim, ensolarado.

Essa é a ponte Turgot, sobre o rio Vézere. Interessante o viaduto ferroviário passando sobre ela...

Uma das esquinas da cidade, onde se veem os casarões medievais de pedra e os telhados pontiagudos do château.

Essa parada foi muito legal – bom sair um pouco do roteiro original!
Veja mais fotos e informações aqui.

Seguimos para a parada final daquele dia: Sarlat.

domingo, 27 de dezembro de 2009

7º Dia – Poitiers

Apartir de Villandry seguimos viagem com destino a Poitiers. Nossa passagem por essa cidade tinha o objetivo de nos encontrarmos com uma amiga, que nos convidou para passarmos uma noite em sua casa. Enquanto esperávamos ela sair do trabalho, fomos andando aleatoriamente pelo centro da cidade e visitamos apenas 2 monumentos históricos: a Igreja de Notre-Dame-la-Grande (Place Charles de Gaulle, o coração histórico da cidade) e a Cathédrale St. Pierre, cuja fachada desproporcional escondia um interior tranqüilo e silencioso. Aliás, nós não presenciamos na cidade a agitação de universitários da qual o guia falava, apenas passamos por ruas sossegadas e quase vazias.
Após estabelecidos no apartamento dela, saímos para jantar e aproveitamos para conhecer um pouco mais a cidade. Interessante vivenciar um dia assim, como um morador, não tanto como um turista. Um morador que fica preso alguns minutos em um elevador velho e não faz check-out no dia seguinte.
A passagem em Poitiers foi estratégica em nosso rumo ao sul da França. No dia seguinte pegaríamos bastante chuva na estrada, mas conheceríamos a extremamente charmosa Uzerché.