terça-feira, 18 de agosto de 2009

Paris!


Paris, Paris, Paris. Altíssimas expectativas, pouco tempo para conhecer um milhão de coisas e uma longa viagem pela frente. Como eu falei antes, ficamos 5 noites em Paris. A chegada foi meio tensa. O primeiro passo foi procurar uma alternativa de transporte para a cidade, apartir do Charles de Gaulle. Há muitas alternativas, mas decidir na hora, cansados da viagem e com todas as malas não foi fácil. Queríamos pegar um trem para economizar. Achar o terminal e o trem certos foi pauleira. Recomendo já dar uma pesquisada antes para saber o que fazer. Veja no Aéroports de Paris as alternativas disponíveis. Se fosse hoje talvez eu escolheria um shuttle mesmo. Mais fácil e mais seguro.
Saímos da estação de trem, no meio do Boulevard Saint Germain...sob chuva! Não dava nem para olhar pra cima. E o vacilão aqui levou uma folha impressa com o endereço do hotel, mas sem saber como chegar nele!! O pior é que ninguém sabia onde ficava aquela rua (ou não estavam interessados em ajudar), até que uma muito simpática lojista pegou um guia de ruas para achar a bendita Rue des Bernardines. Para retribuir a gentileza compramos uma capa de chuva na lojinha. (que depois serviu de cortininha no chuveiro).
Hospedagem em Paris, e em geral na Europa toda, é muito, muito cara. Por isso procuramos um albergue para ficar e, segundo a indicação de um amigo, escolhemos o Bureau des Voyages de la Jeunesse, ou BVJ. Há duas opções de locais: O BVJ Louvre e o BVJ Quartier Latin, este último onde ficamos. Você pode conseguir um quarto duplo (mas com camas separadas), com chuveiro e pia dentro e sanitário fora do quarto. Foi o nosso caso. Os preços hoje são de 29 Euros por pessoa nos quartos múltiplos, ou 33 Euros por pessoa em um quarto duplo. É uma boa alternativa para quem não tem muita grana pra gastar. Não é lá muito confortável, mas dá pro gasto. Além disso, você estará na cidade mais linda do mundo e o hotel pouco importa.



Esta foto é na esquina da Rue des Bernardines com a Rue Monge. Ao lado fica a Igreja de Saint Nicolas du Chardonnet. Há boas opções de restaurantes perto e uma lavenderia pública na mesma rua.

França e Espanha


Em 2004, fizemos uma viagem de 20 dias para a França e Espanha. Começamos em Paris e depois alugamos um carro para conhecer um pouco do interior, incluindo Versailles, Chartres e o Vale do Loire. Nosso trajeto de carro foi terminar perto da fronteira da Espanha, em Perpignan. Apartir daí, pegamos um trem até Barcelona e depois Madri, cidade de onde retornamos ao Brasil.

O roteiro foi planejado da seguinte forma:

5 noites em Paris;
2 noites no Vale do Loire, precisamente em Amboise;
1 noite em Poitier, onde nos encontramos com uma amiga;
1 noite em Sarlat;
1 noite em aberto (não sabíamos exatamente até onde chegaríamos);
1 noite em Perpignan;
4 noites em Barcelona;
1 noite em trem-leito até Madri;
2 noites em Madri;

Total de noites: 19.

Reservamos hotéis em quase todas as cidades, exceto 2 noites durante o percurso de carro, para termos mais flexibilidade. Nos próximos posts falarei sobre as hospedagens, sobre o aluguel do carro, e principalmente, sobre as cidades.

Primeira parada: Paris!



segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Minhas Viagens

Pretendo fazer deste blog um relato das minhas viagens. O intuito principal é ajudar com dicas de locais e roteiros as pessoas que pretendem organizar suas próprias viagens. Sei que deve ter um milhão de blogs como esse por ai, mas como eu sempre usei informações colhidas na internet para montar meus roteiros, pretendo dessa forma contribuir um pouco. Além disso, ao divulgar os lugares, obras de arte e arquitetura, pretendo disseminar o prazer de conhecer novos horizontes, enxergar o que é belo, e fazer valer a vida. Eu diria que esse ponto de partida foi muito pretensioso! Mas quero tentar.
E para começar vou postar uma foto de um lugar que me emocionou. Digo isso porque nunca havia sentido uma emoção tão intensa em ver uma paisagem como senti aqui.






Esse é o Matterhorn, visto apartir da estação de teleféricos de Klein Matterhorn.
Essa montanha é um dos ícones turísticos da Suiça, e objeto de adoração e desejos de muitos alpinistas pelo mundo todo. O Matterhorn tem 4.478 metros de altura e a foto foi tirada do deck de observação da estação, à 3.883 metros.