sábado, 29 de agosto de 2009

Segundo dia em Paris: 1ª Parte – Place des Voges

Nosso segundo dia começou no Institut du Monde Árabe, um interessante e requintado projeto do arquiteto Jean Nouvel. Esse edifício (1981-1987) ficou famoso pela sua fachada composta por células fotossensíveis que serviriam para regular a incidência de luz no interior do edifício. Eu escrevi 'serviriam' pois o sistema, extremamente caro, parece que não funciona apropriadamente. Mesmo assim, o belo desenho que o painel forma remete aos intricados motivos árabes.

Seguimos pelo Boulevard Henri IV, passando pela Pont de Sully, que atravessa a outra ilhota do Sena, a Ile St. Louis. A Place de la Bastille, no final desse boulevard, não tem muitos atrativos, exceto pela Collone de Juillet, um monumento de 52 metros de altura. De qualquer forma era caminho para chegarmos à Place des Vosges. O frio pegou a gente de jeito. Eu estava de bermuda e uma malha fina que não estava adiantando nada.



Essa praça merece uma visita. Sem dúvida é uma das praças mais bonitas de Paris, e porque não dizer do mundo. Foi construída em 1605 por Henrique IV. Os 4 blocos de edifícios residenciais que cercam a praça são todos iguais, com telhados cinza de ardósia, tijolo avermelhado e pedra de cantaria. Apesar da simetria, o conjunto está longe de ser monótono. O interessante é que o térreo dos edifícios funciona como uma loggia, com cafés e lojas. Parece com a Plaza Mayor de Madrid, mas é mais romântica.




Seguimos caminhando pela Rue de Rivoli até o Hôtel de Ville. Nessa altura não agüentávamos mais o frio e tivemos que torrar uns euros pra comprar casacos... O Hôtel de Ville é a prefeitura da cidade e abriga a câmara municipal. O edifício de fachada renascentista que hoje se vê é uma reconstrução do edifício original de 1628, pois este foi quase completamente destruído na revolta da Comuna de Paris, durante a Guerra franco—prussiana em 1870. Continuamos a caminhada até o Centre Georges Pompidou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário