terça-feira, 25 de agosto de 2009

Primeiro dia em Paris - Parte 3 - Museé d'Orsay



Antes de irmos ao museu, nós passamos pela igreja mais antiga igreja de Paris, St-Germain-des-Prés, que fica no boulevard de mesmo nome.
O Musée d'Orsay está instalado no prédio de uma antiga estação de trem, de 1900. O projeto de reforma para o museu foi finalizado em 1986. O prédio tem 188 metros de comprimento e 16.000 m2 de galerias, portanto preparasse para andar. Falando em andar, eu estava usando havainas e não foi muito boa idéia. Primeiro porque machuca os pés e depois porque passei uma certa vergonha na fila do museu, onde estavam todos muito bem vestidos - japoneses mega-fashion que ficavam olhando para os meus pés descalços (na época não era moda usar havaianas).
Enfim...era hora de ver Van Gogh. Aliás, Van Gogh, Renoir, Degas, Manet, Monet, Cézzane, Toulouse-Lautrec, etc, etc. O acervo de 4.000 obras de arte abrange o período entre 1748 e 1914, ou seja, aqui você verá arte moderna e impressionista. Cansou ver tanta obra de arte.



A volta 'pra casa' foi pela margem do rio Sena, passando em baixo das belas pontes que o cruzam. Talvez tenha sido o único momento da viagem até então, onde eu tenha me sentido inseguro, por conta de alguns tipos estranhos (ao mesmo tempo em que víamos gente fazendo cooper naquele fim de tarde). Bom, paulistano noiado fica esperto em qualquer lugar. Mas ninguém chegou nem perto, e a margem do rio era incrivelmente limpa.



Nós ainda tivemos pique, depois de tudo isso, de ir até a Torre Eiffel naquela noite! Pegamos um metrozão até lá e saímos em uma estação próxima. Lembro-me de sairmos da estação e perguntarmos a alguém: "onde fica a torre?" A pessoa nem respondeu, só apontou para cima! Estávamos praticamente embaixo dela! A visão foi arrepiante... Passamos um tempo sentados no gramado, na companhia de centenas de outros turistas, todos voltados para a torre e comemorando com vinho e champagne....comemorando o simples fato daquilo, e daquele momento, realmente existir. Quando 'ligaram' o Efeito Glittering de iluminação da torre, ouviu-se um coletivo suspiro. Eu pude ver as 20.000 lâmpadas brilhando refletidas nos olhos umedecidos da minha mulher. Inesquecível. (veja aqui um vídeo do glittering da torre).


Enfim, tudo isso para o primeiro dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário