quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Terceiro dia em Paris: 4a parte – Torre Eiffel



"Trágico poste de luz...Chaminé de fábrica...Irreparavelmente feia...Essa inútil e monstruosa torre...a sombra odiosa dessa coluna de ferro parafusado..." foram algumas das reações que a construção da torre causaram quando foi inaugurada. Mal sabiam esses críticos, que esta 'chaminé' seria prestigiada por quase 7.000.000 de visitantes por ano, mais de 240.000.000 desde a sua inauguração.
Duzentas e quarenta milhões de bocas abertas...Só da minha boca foram muitas exclamações...Talvez a maior delas foi quando descobrimos que a torre estava fechada para subir, devido a uma greve dos funcionários! (!!!!!!!!!!!)


Eu, como arquiteto, gosto desse tipo de descrição (seção Discovery Channel):
Arquiteto: Stephen Sauvestre
Engenheiros: Maurice Koechlin e Emile Nouguier;
Construtor: Gustave Eiffel (a fama ficou toda com ele);
Dimensões: altura: 324 metros / base: 125x125 metros / distância entre os pilares na base: 80 metros;
Estrutura: 18.000 peças unidas com 2,5 milhões de rebites, pesando 7.300 toneladas;
A obra durou 26 meses. Foram necessários 50 engenheiros e desenhistas que produziram 5.300 pranchas de desenho. Gustave Eiffel empregou 220 montadores.
O maior desafio da obra foi 'juntar' as 4 imensas colunas (que foram montadas isoladamente) na plataforma do primeiro nível, a 57 metros de altura.
Bom, se você for ainda mais curioso, visite o site oficial da torre e pire com a riqueza de detalhes. Veja esse PDF, com a história completa da torre...muito bacana. Aqui, uma bela foto encontrada da net, em alta resolução (ao fundo você verá o Pallais de Chaillot que mencionei no post anterior).

2 comentários:

  1. Uma obra grandiosa,equivalente as piramides do Egito!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber as dimensoes dos arcos da base da torre.

    ResponderExcluir