domingo, 13 de setembro de 2009

Terceiro dia em Paris - Última Parte

Ficamos um bom tempo sentados na grama, admirando a grandiosidade da torre e lamentando o fato de não termos subido. Depois, seguimos caminhando pelos 800 metros do Champ de Mars, até a École Militaire. O Champ de Mars é uma esplanada que foi usada como campo de treinamento militar (daí seu nome, associado ao deus da guerra Marte) e como local das exposições internacionais e outras comemorações (veja essa foto) Eu diria que a esplanada é a base horizontal que a altura monumental da torre merece – é um magnífico eixo urbano, com o Palais de Chaillot em um extremo, a École Militaire em outro, e a torre elevando-se à margem do Rio Sena no meio.

Pausa no roteiro - Arquitetura Modernista em Paris
Apesar de eu não ter ido (nem sabia na época), vale mencionar que a cerca de 500 metros da École Militaire fica a Sede da Unesco (
descritivo), um marco da arquitetura modernista em Paris. O edifício foi projetado por uma equipe formada pelos arquitetos Marcel Breuer, Luigi Nervi e Bernard Zehrfuss (esse último eu não conhecia). Um dos jurados do concurso que selecionou o projeto vencedor desses arquitetos foi o brasileiro Lucio Costa.
Outro importante edifício modernista em Paris, é a Sede do Partido Comunista Francês, projetado por Oscar Niemeyer. É meio fora do roteiro habitual de turismo (
localização), mas para quem gosta de arquitetura, há uma estação de metrô perto, na Place du Colonel Fabien. Eu também não fui (que vergonha!), então não sei em que estado de conservação o prédio está – se deteriorado como o próprio partido comunista (leia esse artigo), ou se revigorado o suficiente para ter recebido um desfile de moda da Prada, em 2000.


Enfim, pegamos o caminho oposto e andamos despretensiosamente pela Avenue de Suffren - uma avenida 'chiquetosa' de onde se tem belas vistas laterais da torre, como na foto acima.
Para encerrar o dia, pegamos o metrô até a Ile de La Cité...Mais uma vez, piramos com a Catedral de Notre Dame e passeamos pela margem do Sena. Quilometragem rodada do dia: 6,5 km. Próxima parada: Louvre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário