segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Terceiro dia em Paris: 3a parte – Arco do Triunfo

A visão do Arco do Triunfo (Arc de Triomphe) me surpreendeu quando saímos da estação do metrô: era bem maior do que eu imaginava, com seus 45 metros de largura e 50 de altura. Ele se eleva no centro da Place Charles de Gaulle, e da rotatória de onde se irradiam 12 avenidas. Portanto, é fundamental utilizar a passagem subterrânea para chegar até a sua base, se não quiser correr risco de ser atropelado.

Nós, que já estávamos cansados decidimos não subir ao topo: a fila para pegar o elevador era grande e para subir de escadas (284 degraus) também. Uma pena, pois a vista de lá deve ser fantástica. Hoje em dia eu não hesito em gastar algumas calorias para subir em torres ou monumentos assim, onde sempre se pode tirar belas fotografias e de onde se pode ter uma compreensão melhor da cidade.
Enquanto eu refazia os curativos das bolhas dos pés (inferno) minha mulher cochilou encostada na base do arco.



O arco foi encomendado por Napoleão Bonaparte em 1806, em comemoração a vitória de Austerlitz, mas só foi concluído em 1836. Notáveis são os imensos alto-relevos dispostos nas laterais do arco principal.
Neste link você pode encontrar informações interessantes em português.

Andando cerca de 1.300 metros (chão pacas) chegamos a Place du Trocadero, onde esta o Palais de Chaillot. Nesse grande palácio em forma de ferradura encontram-se várias atividades culturais, como museus e teatros. Mas ninguém está lá muito interessado em ver o que há dentro desse prédio – todos os olhares e objetivas estão voltados para o que está do outro lado do rio: a apaixonante Torre Eiffel. Entre os dois blocos do palácio, há um belvedere, de onde se tem uma vista fantástica da torre e de todo o eixo do Champ de Mars.

Um comentário:

  1. é um verdadeiro sonho realizado!!!!amei e vale a pena mesmo!!!!!mara

    ResponderExcluir