sábado, 5 de setembro de 2009

Terceiro dia em Paris: 2a parte – Place de la Concorde / Opera Garnier


Andando cerca de 1,2 km, através dos belos jardins que margeiam a Champs-Elysées, chegamos a Place de la Concorde. Mais de 1.300 cabeças rolaram no chão desta praça (incluindo a de Luis XVI), durante a Revolução Francesa. Onde antes ficava a guilhotina hoje se encontra o Obelisco de Luxor, um monumento de 3.300 anos de idade e 23 metros de altura. Foi um 'presentinho' doado por um monarca egípcio ao governo da França e erguido no local em 1836. A praça é bonita, com duas grandiosas fontes e belos edifícios, mas é um pouco movimentada demais por conta do trânsito. Nesta foto você verá o obelisco, as fontes, os palácios da praça e a La Madeleine ao fundo. Neste artigo há muitas outras fotos legais (não tenho nenhuma bacana).
Nosso próximo destino era a Ópera Garnier. Nós decidimos ir de metrô, pois queríamos economizar pernadas. Por conta disso deixamos de visitar dois locais interessantes: a Igreja La Madeleine, praticamente uma cópia de um templo grego, e a Place Vendôme. Esta praça deve ser belíssima também, pena termos deixado-a de lado. Nela encontram-se a Coluna Vendôme e o famoso Hotel Ritz. Quem sabe um dia, com alguns milhares de euros a mais no orçamento da viagem, a gente não fica lá? (Curiosidade – a suíte mais simples custa 550 Euros/noite). Há ainda uma outra rua ali perto que deve valer uma visita pelas fotos que acabei de ver na net: a Rue Edouard VII, a uma quadra da Opera Garnier.
Se você optar por fazer esse trajeto a pé, com certeza não se arrependerá, mas somará mais 1,5 km à jornada do dia.
A simétrica fachada da Opera Garnier reflete o estilo Belas-Artes (Beaux-Arts), com extensa ornamentação condensada em uma 'base' neoclássica.
Por dentro, o edifício é ainda mais suntuoso, com suas escadarias monumentais, afrescos e dourados ofuscantes. Nesse caso, não posso falar muito, exceto pelo que vi no site oficial do lugar, pois não visitamos os interiores da ópera.
Um dos motivos de irmos até aquela região é que, atrás da Opera Garnier, há uma agência da American Express, onde pudemos trocar alguns travellers checks. (alías, não é legal usar travellers checks na Europa – poucos lugares aceitam, prefira o Visa Travel Money).
Pra quem gosta de compras há várias lojas de departamentos por ali, inclusive a Galeria Lafayette. Essa é uma região muito movimentada. Muita gente, muitos carros, mas sempre muita beleza.

Pegamos o metrô até o Arco do Triunfo...e depois, Torre Eiffel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário