terça-feira, 15 de setembro de 2009

Quarto dia em Paris: 1a parte – Jardin des Tuileries / Louvre


Pegamos um metrô até a Place de la Concorde, de onde seguimos para o Louvre, passando pelo Jardin des Tuileries. Esse parque pertencia ao antigo Palais de Tuileries, que foi demolido em 1871 e que 'fechava' o imenso conjunto de edifícios do Louvre. O jardim mede aproximadamente 720x320 metros e foi idealizado pelo paisagista Andre Le Notre (entre outros) no século XVII.
Só mais 350 metros e estávamos no centro da famosa pirâmide de vidro projetada pelo arquiteto I.M.Pei em 1989, que é o acesso principal do museu.

Pausa no roteiro: Tenho tomado cuidado para este blog não virar um guia de turismo impessoal, cheio de descrições extensivas. A idéia original, é que ele reflita a minha forma de ver as coisas - as minhas próprias impressões. Por isso estou falando basicamente (salvo exceções) dos lugares que eu mesmo visitei. Mas fato é que tenho aprendido bastante sobre Paris, e acabo lendo e vendo coisas que não consigo deixar de falar ou comentar. Este post do Louvre por exemplo, se eu não tomar cuidado, pode virar um site à parte, porque há muita informação fascinante para se falar. E, como uma coisa puxa a outra, logo estarei eu mesmo fazendo mapas explicativos dos lugares (!).
Então, para tentar iluminar o caminho para mim mesmo (e para quem for ler tudo isso), vou continuar assim: misturando informações práticas, descrições dos locais (focando principalmente arquitetura) e minhas próprias impressões e experiências. As fotos postadas são sempre minhas (exceto os links) e os desenhos também.


Antes de entrar no Louvre nós passamos ainda sob o Arc de Triomphe du Carrousel, construído por Napoleão em 1805. Ali perto fica a pirâmide invertida de vidro, celebrizada pelo livro de Dan Brown – ela fica no meio de uma rotatória, então passa, na realidade, desapercebida.

Não resisto. Vou fazer um desenho para tentar explicar um pouco essa área. O próximo post começará com ele (olha o compromisso...). Por hoje, apenas fotos.

5 comentários:

  1. Criatura, o que é esse blog????!!!!

    É maravilhoso de ver seu empenho, cuidado e talento.

    Vou voltar com certeza.

    Bj

    ResponderExcluir
  2. Dorival e Edna
    Gostei!! está muito legal
    Parece que estamos conversando você mostrando
    as fotos e falando da viagem.
    Muito bom também para quem pretende viajar
    Dicas e comentários excelentes
    Abrç
    20/09/2009

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Adorei seu blog..."viajei" com os seus comentários.

    ResponderExcluir