domingo, 9 de maio de 2010

11º dia – Barcelona

Enfim, seguimos de trem para Barcelona. A viagem foi relativamente tranqüila, embora o trem estivesse lotado e parasse muito. A chegada certamente foi um choque: saímos de uma França organizada e tranqüila, para a mergulharmos de cabeça em uma Espanha tumultuada e barulhenta. Esses adjetivos podem parecer pejorativos, mas experimente chegar em Barcelona em pleno feriado de La Mercê, precisamente no dia 24 de setembro...Um mundo de gente, bonecos gigantes vagando em meio às pessoas, artistas de ruas, shows, apresentações. Tudo ao mesmo tempo.
De qualquer forma não deixamos de fazer nosso roteiro.
Começamos pelo Bairro Gótico, se aventurando em um emaranhado de vielas, pracinhas e igrejas. Fomos à Catedral de Barcelona, mas sinceramente não me lembro de muitas coisas, talvez pelo lugar estar lotado e sufocante.
Resolvemos então conhecer o Palau de la Musica Catalana, o que foi muito bacana, por ser uma visita monitorada e ser o primeiro momento de relaxamento desde a nossa chegada.


Construído entre 1905 e 1908 pelo arquiteto Lluis Domènech, o edifício é um típico exemplo da exuberante Arquitetura Modernista Catalã (Modernisme). Por hora basta sabermos que o Modernismo Catalão não tem nada a ver com a Bahaus, pelo contrário, se aproxima muito mais do Art Noveau. É extremamente rico em ornamentação, beirando e cruzando o limite do exagero. Estilo cheio de dinamismo em curvas sinuosas e motivos florais em arranjos assimétricos cheios de personalidade, cujo maior representante é o famoso arquiteto Gaudí.
Seguimos para a Igreja de Santa Maria Del Mar, construída entre 1329 e 1383.

Na época eu não havia lido o livro "A Catedral do Mar" de Ildefonso Falcones, leitura a qual recomendo para quem quer conhecer o modo de vida da Idade Média, em um belo romance vivido em Barcelona.
Terminamos o dia passeando na famosa Las Ramblas (vista na primeira foto deste post), e já começávamos a ficar encantados com esta cidade. Las Ramblas é mais que uma rua, é o coração da cidade, pelo menos para os turistas. É um calçadão que liga a Praça Catalunha com a região costeira, e tem mais de 1km de extensão. Cuidado para não tropeçar nos artistas de ruas, nos turistas, nas bancas de flores, etc...


Ainda não havíamos conhecido a Barcelona de Gaudí...e ela que deixa qualquer um de queixo caído.

7 comentários:

  1. Barcelona é simplesmente fantástica, já a visitei cerca de 7 vezes e cada vez gosto mais qualquer dia me mudo para lá.
    Já agora visite meu blog tb http://carimbonopassaporte-luffi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar gostaria de lhe cumprimentar por sua viagem e pelas dicas. Gostaria, se for possível de uma informação. A estação de trem de Perpignan fica muito distante do aeroporto ? Se puder responder para e meu e-mail : luciano.clima@hotmail.com
    Por sua atenção obrigado,
    Luciano

    ResponderExcluir
  3. Nossa, estou planejando uma viagem pela europa arquitetônia rs.. A princípio eram muitas cidades, mas vendo seu roteiro começo a achar que talvez seja melhor diminuir as andanças pela Europa em si e focar em dois países não é?
    Fiquei curiosa quanto ao aluguel do carro, você sabe me dizer quanto fica em média o aluguel?
    Muito Obrigada, e parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Olá Carina,
    Desculpe a demora em responder.
    AS principais cidades mereem pelo menos 3 dias de visita. Paris por exemplo, 5 dias no mínimo.
    Barcelona, 3. Roma, 4.
    Acho que vale mais a pena conhecer bem um lugar, do que apenas passar por várias cidades e mal ter tempo de andar a pé. Junte capitais com cidades pequenas de interior para vc sentir o contraste.
    Qto ao aluguel do carro, tente fazer uma cotação no site da AVIS, que para mim sempre foi onde encontrei as melhores tarifas.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Barcelona é maravilhosa. É impressionante a arquitetura tantos das igrejas como dos monumentos históricos.
    Seu blog é muito interessantes, parabéns pelos relatos.
    Também tenho um blog de viagem o MalaPronta.com(http://blog.malapronta.com.br =)

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. O que notei, chegando aqui, é a sua 'visão fotográfica de perspectivas'.
    Os ângulos que vc encontra são perfeitos, sem senões.
    Parabéns pelas fotos, e pelo texto: coloquial e bem vindo.

    ResponderExcluir
  7. Barcelona é fantástica! Estive em Barcelona pouco tempo atrás fazendo um programa de intercâmbio de espanhol na escola de idiomas Sprachcaffe Languages Plus e adorei. A vida noturna, as praias, as energias das pessoas em Barcelona são incríveis e espero retornar outra vez. Fica aqui a dica da escola que eu fiz o curso de espanhol logo abaixo.

    http://www.sprachcaffe.com/portuguese/study_abroad/language_schools/barcelona/main.htm

    ResponderExcluir