segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Jardins de Versailles

A parte da visita mais marcante para nós, foi sem dúvida o passeio pelos jardins do palácio de Versailles, a obra-prima do paisagista André Le Nôtre.
O lugar é imenso (cerca de 3km em seu eixo maior). Então se prepare para andar (acho que já repeti essa frase antes!). Nós ficamos exaustos e não conhecemos nem metade do lugar.
À esquerda, ao sair do palácio, fica a L'Orangerie (foto abaixo), cujos desenhos geométricos podem ser apreciados apartir de um belvedere (uma ótima chance de tirar uma boa foto) e no outro extremo fica a bela Fonte de Netuno. No centro, em frente ao Salão dos Espelhos, ficam dois vastos espelhos d'água (Le Parterre d'Eau).

Neste alinhamento central fica a Fonte de Latone (foto abaixo), de onde se tem uma bela vista do 'Caminho Real' (Tapis Vert) e do Grande Canal. O Caminho Real é uma extensa alameda gramada no centro e ladeada por esculturas e vasos. Tem 335 metros de extensão e 40 metros de largura. Já o Grande Canal alinha-se a esse eixo e tem 1670 metros de comprimento. Construído em 11 anos servia para espetáculos náuticos com réplicas de embarcações e gôndolas trazidas de Veneza.


Vale a pena ainda conhecer: o Jardim do Rei Luis XVIII, a Colunata de Mansart, o Grand Trianon e o Petit Trianon. Este último palacete foi construído por Luis XV para abrigar sua amante, e mais tarde virou o refúgio pessoal de Maria Antonieta (esposa de Luis XVI), que gostava de manter sua privacidade longe da pomposa e sufocante Corte Francesa.

Nós não chegamos a conhecer os 'Trianons'. Estávamos cansados demais e tínhamos uma longa viagem pela frente: dormiríamos em Amboise, no Vale do Loire, com passagem pela catedral de Chartres, ainda no caminho até lá.
Reserve, no mínimo, uma manhã para conhecer tudo. O ideal seria um dia inteiro...seria perfeito.
Sentar em algum lugar tranquilo, quem sabe fazer um desenho, ou só ficar observando o movimento das carruagens, dos barquinhos do canal, dos turistas apressados (como nós).
Tudo bem...algumas horas serão suficientes para você nunca mais esquecer este lugar.

2 comentários:

  1. Essas carruagens são para locação? Sabe o preço?

    ResponderExcluir
  2. Olá. Sim, vc pode passear nessas carruagens, mas não é barato. Se não me falhe a memória era coisa de 60 Euros, por sei lá, 20 min. Mas deve ser muito bom para conhecer todo o parque todo e não ficar com as pernas moídas.

    ResponderExcluir