terça-feira, 29 de setembro de 2009

Quarto dia em Paris: 4a parte – Chega de Louvre


Depois de tanta cultura, qual o melhor programa para se fazer?
Errou, se pensou em compras. É continuar desvendando essa cidade fantástica.
Seguimos para o vizinho Palais Royal, e seu adjacente jardim.
O Palais Royal foi encomendado pelo Cardeal Richelieu e foi concluído em 1629. Passou a ser propriedade da Coroa Francesa apartir de 1642, doado pelo próprio cardeal antes de sua morte. Hoje o palácio abriga o Conselho de Estado, o Ministério da Cultura.


Certamente o mais interessante desse local é o jardim de 225 x 90 metros, repleto de flores e bancos agradáveis para recompor as energias.
Quando eu estava tirando a foto acima, achava que estava sendo super-original. Pena que vi tantas fotos parecidas na internet depois. E na época, minha máquina era de filmes: ou seja, tiro no escuro total. Se fosse uma digital teria ficado melhor.
Mais um trecho de metrô e estávamos em outro local agradável da cidade: O Jardin des Plantes.
Este parque foi aberto ao público em 1640 e abriga o Museu de História Natural e Zoológico. Nós não visitamos esses lugares, só passeamos à toa por entre as alamedas de canteiros floridos e árvores grandiosas, como este cedro do Líbano, plantando em 1734. (foto abaixo)



Enfim, os 4 dias de Paris se foram... Dormimos a última noite na cidade, e no dia seguinte partimos para uma nova aventura: pegar o carro alugado e seguir viagem rumo ao interior da França. Próxima parada: Versailles.

Volto aqui depois do dia 12 de outubro. Motivo: Férias!

3 comentários:

  1. Obrigado pelo seu cuidado.
    Tenho lido sua aventura por Paris.
    Preciso de saber se é fácil preparar um plano para andar de Metro de forma a não andar meia perdida; seguir sempre sem ter que voltar atrás e perder tempo.
    Sobre refeições o que me aconselha?
    Vocês andaram quase sempre a pé, mas eu preferia fazer aquele género de "tour" paga-se um x por dia, saimos e entramos do bus e vamos visitando os lugares da nossa preferência.
    Que acha sobre esta minha ideia?
    Quando puder responda-me para:
    empdsa@gmail.com

    Muito agradecida.

    ResponderExcluir
  2. Estou esperando ler mais sobre o resto da visita a Paris.
    Também outros destinos, adoro ler sobre as experiências das pessoas nos lugares que escolhem para fazer férias.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá tulipa.
    Vou responder aqui e tb por email a você.
    você é a primeira visitante deste blog a me encaminhar uma dúvida ou um pedido de dica!
    Obrigado!
    bom, quanto ao metrô:
    você mora em Lisboa não é? Então está acostumada a pegar metrô e conseguirá se adaptar a extensa malha de metrôs de Paris.
    Eu me lembro que nos perdemos apenas uma vez, dentro de uma estação, mas uma senhora simpática nos ajudou. O problema foi que eu e minha mulher passamos por uma catraca errada e saimos da estação sem querermos. Mesmo assim, a atendente do metro nos deixou retornar sem pagar 2x.
    Veja este site:
    http://www.ratp.fr/
    Há muitas informações disponíveis, e vc pode fazer o donwload no mapa do metro.
    Tb há uma ótima opção: um travelpass (Paris Visite) que permite andar pra todo lado, em todo o tipo de transporte da cidade. se já não é uma boa opção de custo, pelo menos será muito prático, pois economizará tempo em guichês e contando trocados. Uma das opções - zona 1-3, custa 19,60 para 3 dias. O ticket simples custa 1,60 Euros.
    Eu gosto de andar de metrô nas cidades que visito - acho uma experiência interessante pois é onde se vê as pessoas em seu dia-a-dia de forma natural: como se vestem para trabalhar, o que leêm, coisas assim.
    Qto aos city-tours acho válido qd se tem pouco tempo em uma cidade. Eu peguei um desses em Madri, pois ficamos lá apenas dois dias. Espero poder ter ajudado.
    Abraço.

    ResponderExcluir