quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Quarto dia em Paris: 3a parte – Mais Louvre


O acesso principal do Louvre (site oficial) se dá pela pirâmide vidro projetada por I.M.Pei em 1989. Apesar da controvérsia quanto à concepção deste projeto, eu acho a pirâmide a solução perfeita para o local. Imagine a responsabilidade deste arquiteto? Fazer um novo acesso para o Louvre, no meio de um dos edifícios mais importantes da história da França? Na verdade, a pirâmide é apenas o coroamento externo de um vasto projeto de renovação chamado Grand Louvre, iniciado em 1981. Apartir desta data foram feitas escavações arqueológicas no Cour Napoleon, onde fica a pirâmide de vidro, e no Cour Carrée, onde foi encontrada parte da fortaleza do rei Felipe Augusto.


Muralhas sob o museu

O imenso edifício que vemos hoje é resultado de sucessivas construções e ampliações feitas por reis e imperadores franceses. O rei Felipe Augusto construiu, apartir de 1190 as muralhas de defesa da cidade, e em seu lado oeste, junto ao rio Sena, ergueu uma fortificação – parte dessa fortaleza pode ser vista hoje, graças às escavações dos anos 1980. Eu fiquei alucinado quando descobri que, 'em baixo do museu, os caras acharam um castelo'! Foi essa a minha impressão naquele momento, e talvez eu tenha dito exatamente isso para minha esposa. Incrível...Que cuidado extraordinário com o patrimônio histórico os franceses tem. Eles escavaram um imenso buraco em volta da base das muralhas, a 7 metros de profundidade, sob uma laje de concreto que suporta o pátio de Cour Carrée. Tudo isso estava enterrado havia 500 anos.
Apartir do século XIV, o Louvre perdeu sua função defensiva e passou a ser transformado gradativamente em palácio real, até atingir suas vastas dimensões atuais. Para ser ter uma idéia do tamanho do prédio ele mede cerca de 660 metros em seu eixo longitudinal, e 260 metros separam as duas alas no lado que se abre para Tuileries.
Neste link, você pode se aprofundar na história do Louvre.


Na foto acima, o Cour Carrée. As muralhas remanescentes do castelo foram encontradas no canto deste pátio (na foto, do lado sombreado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário